cases

BRF Ingredients

sobre a BRF Ingredients

a BRF Ingredients é uma unidade de negócios da BRF, uma das líderes mundiais na produção de alimentos. apesar de ficar sob o guarda-chuva da sua empresa mãe, a BRFi tem várias de suas etapas e funcionalidades independentes, inclusive o setor de marketing e vendas.

mas algo que ambas as empresas compartilham é o comprometimento em manter os mais altos níveis de cuidado e padrão internacional de qualidade em seus produtos.

nos trabalhamos ao lado do time de marketing da BRF Ingredients desde o seu início, em 2017 e ficamos até 2020. e nesse tempo superamos juntos diversos desafios, leia os principais aqui!

o início do projeto

o nosso projeto com a BRF Ingredients começou em 2017 e passou por diversas fases com a empresa.

por ser uma unidade de negócios independente da empresa mãe, a BRF, o desafio inicial da BRF Ingredients foi de gerar awareness para a marca, dentro do nicho do seu mercado.

qual é esse nicho?

é o da comercialização de ingredientes para nutrição humana e ingredientes para compor rações na suinocultura, aquicultura e para os pets. como, por exemplo, o produto principal: a proteína hidrolisada de frango.

sinceramente, nós não sabíamos nada desse mercado. por isso, o aprendizado no projeto foi constante. 

em 2018, os desafios foram em relação a automação, a qualificação de leads e estabelecer a marca como referência no mercado com conteúdo técnico.

com esse histórico, 2019 foi planejado com metas arrojadas, muito além do que foi obtido no ano anterior e é nesse ano que vamos focar!

desafios encontrados para resolver:

  • apesar da quantidade alta de visitantes que entravam no site, eles não eram qualificados para as vendas;
  • muito tempo gasto no desenvolvimento de relatórios, dificultando a geração de insights, o que dificultava a análise do setor de marketing.

entre as ações tomadas para resolver os desafios, as principais soluções encontradas foram:

  • aumento no foco de Social Ads (por ter poder de segmentação);
  • revisão das palavras chaves que eram trabalhadas no site;
  • reformulação de páginas, layout e tom de voz do site;
  • foco em estratégias em SEO para levar usuários engajados. pois através das experimentações, descobrimos ser o canal que mais trazia resultado. aproximar marketing com vendas, harmonizando estratégias e metas;
  • alterar a forma de ler os relatórios e KPI’s.

e dessas soluções tivemos os seguintes benefícios: 

  • menor volume de leads, porém com maior taxa de conversão em MQL e em SQL;
  • compreensão do que o setor de marketing deve focar para facilitar o trabalho do departamento de vendas;
  • otimização de investimentos em campanhas por conta da assertividade maior trazida pela cultura data-driven;
  • menos tempo gasto organizando os números dos relatórios;
  • foco maior na análise dos números, buscando gerar insights cada vez mais assertivos e acionáveis;
  • possibilidade de realizar testes rápidos no mês, por ter os resultados em tempo real;
  • time de marketing com mais controle sobre os dados, podendo acessar os números quando quiser.

para entender melhor o que foi feito durante o ano de 2019, confira em detalhes as nossas ações e os resultados delas:

priorizar a conversão e não o volume

no início do projeto as estratégias aplicadas para a BRF Ingredients buscavam o awareness da marca. com esse objetivo alcançado, foi notado que os leads que entravam no site não eram qualificados o bastante. 

isso resultava em uma baixa taxa de conversão dos usuários.

após análises feitas, partimos para as ações, algumas delas foram: 

  • aumentar os investimentos em Social Ads, já que dessa maneira seria possível impactar um público mais segmentado;
  • e para o Google search, foi feita uma revisão nas palavras-chaves, buscando afastar a parcela do público que estaria pesquisando por produtos para B2C, por exemplo.

analisando os relatórios vimos que as estratégias de SEO estavam sendo responsáveis por uma fatia do tráfego que mais gerou eventos.

por isso, reforçamos a utilização do SEO e aliamos com outras mudanças, como a hierarquia das informações no site, priorizando os produtos em vez das suas finalidades.

ainda no site, o layout das páginas e tom de voz utilizados mudaram, ambos indicando que a BRF Ingredients é uma empresa B2B especialista em ingredientes para nutrição animal e para a indústria alimentícia.

o primeiro impacto dessas ações foi uma instabilidade nos números de usuários mensais no site:

a linha escura representa os números de 2018, enquanto a linha amarela mostra os números de 2019.

com os resultados de 2019 foi possível fazer testes arrojados, que apesar de serem culpados pelos “picos” negativos, impactaram positivamente nos números como um todo.

ainda sobre os testes, com eles foi possível definir o que funcionou, acertando o tom do site enquanto outras melhorias eram feitas. e mesmo com algumas quedas, o número de visitantes em 2019 se manteve superior em relação ao ano anterior na maior parte do ano.

os testes e as modificações também trouxeram usuários mais qualificados, como é possível observar nas seguintes métricas, em uma visão geral:

a linha escura mostra os números de 2018, enquanto a linha amarela representa o aumento nos números de 2019.

por trás desses resultados, tiveram os esforços feitos em mídia paga.

os testes, quando falamos em mídia paga, foram feitos principalmente no Google, Facebook e LinkedIn:

a linha escura representa os números obtidos pelo Facebook, a linha amarela mostra os números obtidos pelo Google, enquanto a linha branca são os números do Linkedin.

quando comparamos as redes sociais utilizadas na campanha (Facebook e Linkedin) e o Google, é notado que o Google além de atrair mais usuários, também trouxe um público mais engajado. 

enquanto isso, as estratégias de SEO aplicadas para obter usuários organicamente, isoladamente, continuou trazendo bons resultados:

a linha mais escura representa os números de 2018, enquanto a linha amarela mostra os números de 2019.

em 2019 ele manteve uma crescente orgânica, tendo sua queda apenas no final do ano. mas esse efeito já era previsível por conta do nicho de mercado em que a BRF Ingredients está. 

Metas

para 2019 foram estabelecidas metas ainda mais arrojadas quando em comparação em 2018, indo além do dobro do que havia sido proposto no ano anterior. 

por causa dos números que tínhamos que alcançar, a empresa criou senso de urgência e prioridade em todos os envolvidos no projeto, causando uma movimentação interna na BRFi – como a adoção de um CRM, por exemplo – para que as metas fossem batidas.

da nossa parte, fomos fazendo os testes, modificações e outros esforços que iam ao encontro do mesmo objetivo.

o resultado disso tudo foi que em maio de 2019 já havíamos batido as metas estabelecidas.

e no final do ano tínhamos os seguintes resultados:

a taxa de conversão de 2019 não foi batida “apenas” em um mês, com uma super campanha. esse número foi conquistado com altos e baixos, como pode ser visto:

a linha escura representa a meta mensal, enquanto a linha amarela mostra a taxa de conversão conquistada mês a mês em 2019.

com a facilidade em acessar os dados em tempo real, foi possível realizar testes e mudanças que possibilitaram os resultados acima

mas esses números não são apenas para um case ou para os profissionais no setor de marketing ficarem satisfeitos com eles mesmos. 

o setor de marketing, como um todo, precisa responder a alguém, que observa os números criticamente e que, por vezes, pode desvalorizar as ações que são tomadas dentro do departamento de marketing.

mais peso e impacto para as ações do setor de marketing 

 

entendemos que às vezes é complicado defender um projeto dentro das empresas.

as estratégias de marketing podem ser colocadas de lado por serem interpretadas como algo que não traz resultados reais para a empresa.

mas nós, eu e você aqui, sabemos que essa afirmação não é real!

como mostrado antes, com estratégia e testes a BRFi teve resultados que impactaram diretamente na taxa de conversão da empresa.

e nós, como agência, auxiliamos o setor de marketing da BRF Ingredients a defender os trabalhos que realizamos e foram gerenciados por eles.

uma peça fundamental nisso foi o nosso Circuito de Dados Estruturados

com esse serviço, nós revisamos as ações do digital, para deixar tudo ainda mais organizado para, então, construir uma forma de visualizar os dados de forma ágil e personalizada.

assim, o setor de marketing da BRFi pode consultar os dados para provar o impacto das ações de marketing na empresa.

e além do circuito, a nossa Arquitetura de Fluxos Digitais foi essencial para construir o projeto e, assim, gerar os resultados que vimos.

desenvolvemos diversas arquiteturas para os produtos da BRFi, criando ativos ou atualizando os já existentes, fazendo testes e experimentando novos caminhos. e claro, sempre tendo como base os dados.

continue vendo os nossos cases, é só escolher um abaixo.

ou, vamos trocar uma ideia e construir um case de sucesso juntos!

outros cases

não deixe de ver também

Sadalla Laser

o Sadalla chegou com uma demanda bem específica, mas que não vimos como sendo a mais propícia para o caso deles. então, com outra proposta, validamos canais de aquisição, aumentamos o interesse pelo serviço do cliente e ainda o ajudamos a entender sobre as ações de marketing para o seu serviço.

Rede de Lojas Milium

nosso desafio foi encontrar uma maneira de provar que nosso trabalho de marketing digital tinha impacto nas vendas da Milium. mas além de provar o nosso valor, elevamos vertiginosamente a média de vendas de 3 produtos bem específicos.